Avaliação Preliminar
De acordo com a metodologia CETESB para avaliação de áreas suspeitas de contaminação, a investigação ambiental preliminar tem como objetivo avaliar possíveis interferências antrópicas no local de estudo que possam ter resultado em suspeita de dano ambiental. Os estudos de investigação preliminares são baseados em visitas na área, preenchimento de questionários, levantamento de documentos do local, estudo aerofotográfico temporal e histórico de atividades. É então emitido um laudo de investigação preliminar com os resultados encontrados. Havendo suspeita de alteração parte-se para a investigação ambiental confirmatória.
Investigação Confirmatória
A Investigação Confirmatória conta com amostragem de solo e/ou água subterrânea em pontos estratégicos, com análises químicas, a partir do modelo conceitual executado na etapa anterior.
Esta etapa de investigação confirmatória tem como objetivo confirmar ou não a existência de contaminação e verificar a necessidade da realização de uma investigação detalhada nas áreas suspeitas, identificadas na etapa de avaliação preliminar.
Investigação Detalhada
A investigação detalhada trata-se de uma investigação complementar a etapa anterior onde é necessário detalhar as características do contaminante e da contaminação.
Tem como principais objetivos:
- Avaliar detalhadamente as características da fonte de contaminação;
- Avaliar detalhadamente as características dos meios afetado;
- Determinar as dimensões de áreas e/ou volume dos meios afetados;
- Avaliar os tipos de contaminantes presentes e suas concentrações;
- Definir os limites e a taxa de propagação da pluma de contaminação.
Avaliação de Risco a Saúde Humana e Ecológica
A avaliação de risco baseia-se no princípio de que é possível conviver com contaminantes presentes no solo e água subterrânea, desde que assim não fiquem configuradas as vias de exposição dos mesmos aos ocupantes do site ou que os teores presentes não qualifiquem o risco através dessas vias.
A avaliação de risco baseia-se no levantamento dos seguintes dados:
- Determinação das vias de exposição;
- Fatores de exposição e limites de risco a serem atingidos;
- Concentração dos contaminantes no solo e água subterrânea;
- Resultados das Medições in situ;
- Modelos de transporte;
- Parâmetros específicos do site.
- A partir da tabulação destes parâmetros, via Software são obtidos:
- Fluxograma de vias de exposição;
- Tabela resumo das taxas de risco por via de exposição.
O risco é calculado através de uma modelagem matemática onde são simulados os efeitos da presença dos contaminantes no solo e na água subterrânea sobre os ocupantes do site levando em consideração a forma de utilização da área e perfis das pessoas.
Concluída a análise, identificando-se que o risco é real, é necessária a implantação de um sistema de remediação que reduza os teores dos contaminantes a níveis que não ofereçam risco, ou implantação de medidas mitigatórias que descaracterizem as vias de exposição.
Monitoramento Ambiental
A DC Serviços Ambientais possui estrutura e técnicos ambientais capacitados especificamente para a realização de amostragens e monitoramento ambiental de resíduos, solo e água subterrânea, considerando técnicas mundialmente aceitas e utilizadas em projetos desta natureza.
Auditoria Ambiental
A DC Serviços Ambientais possui profissionais qualificados e experientes na execução de auditorias de gestão ambiental, oferecendo um amplo diagnóstico, avaliando-se processos, aspectos e impactos ambientais, além da performance ambiental frente ao desenvolvimento dos produtos.
Due Diligence
A DC Serviços Ambientais acompanha, avalia e quantifica as operações de fusões, aquisições ou financiamentos que são geralmente precedidas de uma criteriosa avaliação da instituição prospectada, visando avaliar os riscos e passivos existentes, para conhecimento seguro da operação.